Gustavo Medeiros Pontes (1907 – 1939)

Gustavo Medeiros Pontes foi o medium de Antonio de Aquino e pertenceu ao grupo fundador da Cabana de Lysis. Durante essa "época áurea" foi um dos mais atuantes médiuns, além de profícuo colaborador da revista Novo Horizonte, inclusive atuando como secretário e sempre anonimamente conforme sua vontade.

Foi através de seu punho, que Antonio de Aquino deu inúmeras orientações e valiosas preleções, alem de belas obras literárias como os livros "Cachoeira de Pirilampos" (Antonio de Aquino) e "Psicologia dos Lusiadas" (Camões - Jaime Diniz).

As mensagens de Antonio de Aquino vindas por seu intermédio podem sem encontradas em praticamente todas as edições da Novo Horizonte.

Gustavo desencarnou prematuramente em 12/03/1939 aos 32 anos de acidente cardiovascular após mergulho submarino, um dos seus esportes prediletos.

Gustavo Faleceu ao 32 unos de idade. Era filho do major Joaquim Simpliciano de Medeiros Pontes, já falecido, e de D. Augusta de Medeiros Pontes; era casado com Dona Clara de Medeiros Pontes, e deixa quatro Irmãos, a senhorita Germana, Sr. Roberto,1º Tenente Luiz e Flavio.

Gustavo iniciou seu curso preparatório no Ginásio 28 de Setembro, tendo concluído até a 8ª ano , com seu irmão Luiz, no Colégio Militar desta Capital.

Em 1923 matriculou-se com seu irmão Luiz na Escola Militar do Realengo, tendo feito até o 2º ano do curso, quando adoecendo, teve baixa, por inspeção de saúde.

Em 1925 lecionou no Ginásio 28 de Setembro e, no ano seguinte, obteve colocação na Companhia Telefônica Brasileira, como desenhista, sendo depois nomeado inspetor da rede telefônica das cidades do interior do Estados limites do Distrito Federal; tendo deixado o emprego da Companhia em 1934, esteve em 1935 e 1936 no estado do Paraná, onde trabalhou no departamento de Estatística e Cartografia, da Secretaria de Instrução. Nestes 3 últimos anos de vida trabalhou como auxiliar do comercio, no estado do Rio Grande e nesta Capital.

Jornalista Orador

Gustavo colaborou, como anonimo, em diversos jornais desta Capital, dos Estados do Parana e Rio Grande do Sul, sendo contemporaneo, aqui, na campanha democratica de Luiz Laboriau e outros idealistas vibrantes dessa época. Era orador fluente e fazia admiradores convitos dos seus ideais, sobre a democracia, que ele como habil conhecedor da doutrina de Augusto Conte, punha em paralelo com o puro cristianismo de Jesus.

Médium Espiritualista

Para os que não o conheceram pessoalmente, no âmbito dos trabalhos práticos da Cabana de Lysis, como médium curador, psicógrafo e de incorporação. – de todos os espíritos da falange de Antonio de Aquino – basta conhecer os primorosos trabalhos, por ele recebidos, a Filosofia Psíquica, Cachoeira de Pirilampos – de Antonio de Aquino, para o estudo meticuloso, compreender como responde ao mais exigente ateísta, cientista ou materialista, onde ele encontrará a fé pesquisada na analise da ciência em harmonia com o evangelho.

Alem dessas obras, produziu Gustavo também, a Psicologia dos Lusíadas, do espírito Jayme Dinis, e outro trabalho que breve será dado ao conhecimento público.

Ao Espírito de Gustavo nós rendemos nossas homenagens, rogando a Jesus, Antonio de Aquino e sua iluminada falange que o ampare na nova missão que lhe vai caber no ciclo que se inicia para a regeneração do nosso mundo. Disse o mestre Antonio de Aquino, através da sua obra Cachoeira de Pirilampos, que os verdadeiros idealistas são sempre, no decurso da vida terrena, perseguidos e caluniados, para que o tempo venha a fazer justiça, embora tarde, mas ela brilhará porque é luz, que foi espargida.

"O testemunho do teu labor, do teu grande coração, - Gustavo, se ficar esquecido nos meios profanos e na memória dos homens, não se apagará jamais das páginas de Novo Horizonte e do coração de seus amigos, que ficarão para sempre gratos pelo muito que destes, de graça como o recebestes pelo amor de Deus e da humanidade."

Julio Gaertner – Novo Horizonte – nº 3 Março de 1939